Unegro é eleita para o Conselho do Negro do DF
Ao todo foram escolhidas seis entidades, que vão compor o Conselho junto com representantes do poder público.
Publicado 22/05/2013 09:19 | Editado 04/03/2020 16:39
Com sete votos das oito entidades habilitadas, a União dos Negros pela Igualdade do Distrito Federal (Unegro-DF) foi eleita terça-feira, 21, membro do Conselho de Defesa dos Direitos dos Negros do Distrito Federal (CDDN), no segmento de organizações da sociedade civil.
Foram eleitas também as seguintes entidades: Nosso Coletivo Negro, que agrega estudantes da UnB; Federação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno; Centro de Referência do Negro; Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil; e Movimento Negro Unificado.
A eleição para o CDDN ocorreu após um amplo debate promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do DF com os vários segmentos do movimento negro. O processo, desencadeado no início de abril, incluiu a inscrição e habilitação das entidades e a eleição. Dez entidades foram habilitadas, mas oito compareceram ao pleito.
Na avaliação da coordenadora geral Santa Alves, a votação quase unânime recebida pela da Unegro-DF, “demonstra o respeito e a admiração que o movimento negro tem por nossa entidade”. Ela conta que nas articulações feitas pela entidade, estavam garantidos cinco votos. “Os sete votos foram uma grande surpresa para nós, indicando a nossa a representatividade dentro do movimento”, afirmou.
A Unegro será representada no CDDN pelo jornalista João Negrão, titular, e pela professora Eliane Maria Pereira, suplente.
Da Assessoria