Irã quer participar de conferência internacional sobre a Síria

A República Islâmica do Irã está disposta a participar da conferência internacional sobre o conflito na Síria se lhe for solicitado, anunciou nesta terça-feira (21) em Teerã o porta-voz oficial da chancelaria persa, Abbas Araqchi.

"Sempre acreditamos que não haveria solução possível à crise sem o diálogo entre o governo sírio e os grupos da oposição", sublinhou o porta-voz em sua coletiva de imprensa semanal.

araqchi informou que a realização da conferência, que se convencionou chamar de Genebra 2, "provará as ideias, estratégias e propostas feitas pela República Islâmica do Irã com relação ao tema sírio".

Além disso, expressou a satisfação de seu governo com o reconhecimento por parte da comunidade internacional de que a crise síria deve ser resolvida através de negociações.

"Se a comunidade internacional tivesse prestado antes a devida atenção às recomendações do Irã sobre a Síria, poderia ter sido evitada a maior parte do derramamento do sangue e as dificuldades nesse país. No entanto, o Irã cumprimenta qualquer iniciativa (…) que ajude a resolver a crise através de negociações", indicou.

A conferência internacional sobre a Síria foi convocada para a cidade suíça de Genebra depois de um acordo sobre o tema entre o chanceler russo, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Fonte: Prensa Latina