Haiti e Cuba reafirmam relações de cooperação nesta quinta
O primeiro-ministro do Haiti Laurent Lamothe terá uma reunião com o vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, nesta quinta-feira (16), em Havana, como parte de uma visita dirigida a estreitar os vínculos entre ambas as nações.
Publicado 16/05/2013 10:57
Lamothe, que chegou no dia anterior a Havana, também fará uma homenagem na Praça da Revolução ao herói nacional cubano, José Martí, e a sua partida está prevista para esta tarde.
Depois de ser recebido, nesta quarta, pelo vice-chanceler de Cuba, Rogelio Sierra, o primeiro-ministro haitiano declarou à imprensa que a sua visita tem como propósito continuar fortalecendo as boas relações existentes entre os dois países.
"Estou feliz por estar aqui para ter reuniões de trabalho com as autoridades cubanas e para agradecer o governo pelo apoio, à solidariedade e à colaboração", disse o premiê ainda no Aeroporto Internacional José Martí.
O também ministro da Planificação e da cooperação externa do Haiti disse também que se interessará pela situação dos jovens de seu país que estudam em na ilha cubana.
Cuba e o Haiti estabeleceram relações diplomáticas em fevereiro de 1904, laços que na atualidade têm a sua maior expressão na colaboração em saúde e educação.
Desde o início da missão cubana para oferecer serviços de saúde em 1998, mais de 11.327 médicos prestaram serviços no Haiti.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho