Sede da Unasul na capital do Equador deve ficar pronta em 2014

A sede permanente da União de Nações Sul-americanas (Unasul) "Néstor Kirchner" será finalizada em 28 de maio de 2014, em um complexo arquitetônico localizado a 14 quilômetros da capital do Equador, Quito, no setor da Metade do Mundo, informou o presidente equatoriano Rafael Correa nesta terça-feira (14).

Sede Unasul em construção - Andes

O presidente destacou que "Quito será a capital da Unasul, da Pátria Grande", ao recorrer nesta terça a obra que já tem avançados, em sua parte estrutural, 23% do total planejado.
O mandatário destacou que a obra potencializará muito o desenvolvimento deste setor de Quito e explicou que está sendo analisado junto às autoridades da província de Pichincha integrar o complexo da Metade do Mundo com o da Unasul.

La inversión para la construcción de esta obra es de 38 millones de dólares, y el edificio se divide en cinco plantas principales: tres altas para los niveles operativos, ejecutivos y de directorio con oficinas para cada delegación y el Secretario General de Unasur.

Um grande subsolo será a Sala de Convenções e o Salão Principal de Presidentes, e inclui áreas de imprensa, tradução simultânea, projeções, salas de reuniões, auditório, cafeteria e um restaurante VIP.

Segundo Diego Guayasamín, autor do projeto, o edifício é um desafio arquitetônico, tecnológico e criativo, pois a sua forma se parecerá a uma escultura elevada sobre um tronco principal de 1.500 metros quadrados, sobre o qual se assentam dois grandes braços.

Este esquema pretende ser a armadura de maior suspendido na América do Sul (50 metros sem apoios) como modelo de tecnologia, impulso e criatividade.

O edifício terá cerca de 20 mil metros quadrados de construção, mais 14 mil metros quadrados de áreas exteriores, entre praças públicas e grandes espelhos d’água, pois os aspectos ecológicos são prioritários nesta proposta.

A eficiência a nível de consumos de água, reutilização de águas residuais, seleção de materiais acreditados, critérios de baixo consumo energético e certificação internacional meio-ambiental serão incorporados.

Células fotovoltaicas na parte superior que permitam gerar um grande porcentagem da demanda energética própria do projeto, e tecnologicamente estará equipado com os mais modernos sistemas de comunicação e respaldo de dados.

“É muito emblemático ter este edifício, cujo nome será Néstor Kirchner, este querido amigo", sublinhou Correa.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho