Haiti anuncia mais investimentos em educação pública
O governo do Haiti projeta a soma de 500 escolas públicas ao sistema público de ensino para reforçar o processo docente, segundo fontes do setor, em informações veiculadas nesta terça-feira (14).
Publicado 14/05/2013 10:51
Para o diretor de Apoio ao Ensino Privado do Ministério da Educação, Wilnor Pierre, é hora de o Estado exercer a sua tutoria sobre esse tipo de centros.
Muitas instalações serão reabilitadas ou reconstruídas, se o caso for este, e os professores serão capacitados, de acordo com o oficial, em uma conferência de imprensa.
“Este é um processo para melhorar a qualidade dos serviços e garantir uma educação de qualidade no sistema nacional”, ressaltou.
“A atual administração, chefiada pelo presidente Michel Martelly e pelo primeiro-ministro Laurent Lamothe, concede grande importância à educação”, destacou Pierre, após referir-se ao 1,28 milhão de crianças que acedem às escolas públicas.
Cifras oficiais demonstram que os fundos para promover esta forma de educação, graças a um programa lançado há dois anos, superam os 50 milhões de dólares.
O terremoto de 12 de janeiro de 2010 destruiu mais de quatro mil escolas no Haiti, assim como a sede do Ministério de Educação, e causou a morte de 38 mil estudantes e 1.300 professores.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho