Serviço 4G é testado em seis cidades da Copa das Confederações

A internet 4G, quarta geração da telefonia móvel, começou a funcionar nas seis cidades que sediarão a Copa das Confederações, conforme estabelecido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Segundo informações do UOL Tecnologia realizou testes em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

 O serviço 4G aguenta tarefas bem mais pesadas do que o 3G, como baixar aplicativos e arquivos grandes. Essas tarefas, além de serem cumpridas mais rapidamente, podem ser feitas sem receio de “estourar” cedo a franquia de dados. A rede, no entanto, ainda não tem cobertura uniforme dada a própria natureza da tecnologia, e fez pouca diferença para tarefas simples, como tuitar ou usar o Facebook.

As operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo tinham até dia 30 de abril para implantar a tecnologia nas seis cidades da competição. Até 31 de dezembro deste ano, o 4G tem de chegar a mais seis cidades, que compõem o grupo que sediará as competições da Copa do Mundo de 2014: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Natal (RN).

Os testes nas seis cidades-sede da Copa das Confederações ocorreram entre 2 e 9 de maio com a rede da Claro, operadora que foi a primeira a iniciar a venda de planos do serviço – o período de teste em cada cidade foi de um dia. A avaliação foi realizada com o smartphone Motorola Razr HD. Em cada uma das cidades, foram feitos testes em três locais diferentes. Os arredores dos estádios onde vão ocorrer os jogos estavam obrigatoriamente na lista — a exceção ficou com a Arena Pernambuco, em Recife, onde essa conexão ainda não está disponível. Os demais foram selecionados pela relevância em cada cidade, como áreas comerciais e de grande circulação de pessoas.

A conexão 4G promete velocidade de download de 50 Mbps, enquanto no 3G a média fica em 1 Mbps. A velocidade máxima atingida com o 4G durante os testes foi um pico de 70 Mbps (megabits por segundo), registrada no bairro de Boa Viagem, em Recife. A velocidade mínima de download registrada foi nas proximidades do Estádio Nacional, em Brasília, com 0,6 Mbps.

Nos arredores dos estádios onde serão realizadas as competições, apenas dois locais alcançaram velocidades satisfatórias: o Mineirão, em Belo Horizonte, com 33 Mbps para download, e o Arena Fonte Nova, em Salvador, com 20 Mbps. No Maracanã, a Claro informou estar em processo de implantação da tecnologia e que “deverá liberar a cobertura em breve”.

Segundo a Claro, a velocidade mínima do serviço é 5 Mbps. Em alguns locais durante os testes, esse mínimo não foi atingido. A explicação da operadora é que essas áreas não faziam parte dos 50% de área de cobertura da nova tecnologia. A operadora afirmou ainda que trabalha na ampliação da cobertura gradativamente e que tem realizado testes constantes para medir a qualidade do sinal. “Com isso, esta faixa de velocidade atingida pode ser superior, dependendo da demanda de utilização e da região com a cobertura de rede 4GMax".