PCdoB reafirma luta pela igualdade de gênero no Dia das Mães
Em comemoração ao Dia das Mães, os parlamentares do PCdoB participaram de eventos em que reafirmaram a luta pela igualdade de gênero. Apesar das conquistas dos últimos anos, eles avaliam que a luta pela igualdade de gênero ainda requer muita luta e destaca o protagonismo do PCdoB na Câmara e no Senado em defesa dos interesses das mulheres, como aumento da participação feminina na política, combate à discriminação no mercado de trabalho e à violência contra a mulher.
Publicado 13/05/2013 11:18
O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) celebrou a data festejada neste domingo (12) ao lado de mulheres, mães, trabalhadoras na noite de sexta-feira (10) em seu escritório político. “São momentos como esses que nos permitem reafirmar os nossos compromissos com a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e também para celebrar a presença de mulheres na luta cotidiana”, afirmou Assis em sua fala.
Vanessa Grazziotin homenageia mães brasileiras
Do outro lado do país, no Ceará, o deputado Chico Lopes (PCdoB) afirmou que “as mulheres brasileiras chegam a mais um Dia das Mães enfrentando grandes desafios, mas também podendo comemorar importantes conquistas. Se ainda há um longo caminho a percorrer, rumo a uma sociedade de mais igualdade, respeito e mais justiça na divisão de tarefas, avanços significativos foram registrados nos últimos anos, quanto a aspectos como direitos trabalhistas, acesso à educação e protagonismo feminino na política”, avalia o parlamentar.
Uma das conquistas recente das brasileiras foi a ampliação legal dos direitos das trabalhadoras domésticas. A chamada “PEC das Domésticas” assegurou a essas profissionais os direitos determinados pela legislação brasileira ao conjunto dos trabalhadores, destacam os deputados.
“O Brasil cresceu com esse debate, que também contribuiu para reflexões importantes sobre a nossa sociedade”, avalia Chico Lopes, para quem a evolução da mulher no mercado de trabalho como um todo é crescente e exemplificada também na presença feminina em postos de comando de grandes empresas de atuação nos mercados nacional e internacional.
PCdoB, política e mulheres
Para os parlamentares do PCdoB, a participação das mulheres na política, evidenciada com a eleição da presidenta Dilma Rousseff em 2010 e reforçada com a forte presença feminina no ministério, ainda tem muito a avançar. Mas passos importantes foram dados desde 1996, quando a legislação eleitoral brasileira estabeleceu que todos os partidos políticos devem inscrever no mínimo 20% de mulheres entre seus candidatos em chapas proporcionais – mais tarde, o percentual subiu para 30%, embora os partidos ainda aleguem dificuldades para atrair essa quantidade de candidatas.
No Congresso Nacional, o PCdoB é um dos partidos de maior destaque quanto ao protagonismo feminino em suas bancadas. No Senado o Partido conta com Vanessa Grazziotin (AM), eleita Procuradora da Mulher na Casa; e na Câmara Federal, as deputadas representam 40% da bancada comunista. A liderança da bancada federal do partido já foi exercida pelas deputadas Jô Moraes (MG), Luciana Santos (PE) e Manuela D´Ávila (RS), atual líder.
Atualmente, a deputada Jô Moraes é a coordenadora da bancada feminina no Congresso. Entre os temas prioritários para a bancada estão a criação de condições objetivas para aumento da participação feminina na política (inclusive nas mesas diretoras do Senado e da Câmara) e o combate à discriminação no mercado de trabalho e à violência contra a mulher.
Da Redação em Brasília