Deputado discursa pela libertação de cubanos presos nos EUA
O deputado Marcon (PT-RS) ocupou a Tribuna da Câmara este semana para registrar a libertação do “herói cubano” René González René, preso nos Estados Unidos. Ele e mais quatro cidadãos cubanos (Gerardo Hernandez Nordelo, Ramon Labañino Salazar, Antônio Guerrero Rodriguez, Fernando Gonzalez Llort) estavam presos desde 12 de setembro de 1998.
Publicado 10/05/2013 11:06
No início do cárcere, relatou Marcon, os prisioneiros passaram 17 meses isolados em solitárias e sem direito algum. “Até hoje as acusações sob as quais estão presos não foram comprovadas, e, no entanto o imperialismo estadunidense ignora qualquer direito humano e os mantém presos”, denunciou o deputado.
René estava sob liberdade vigiada desde 2011 e, agora, após uma decisão da justiça dos Estados Unidos – contra a vontade do governo de Obama – terá sua liberdade definitiva para viver em seu país.
“Lembro que desde janeiro de 1959, data do triunfo da revolução cubana, os Estados Unidos impõem um bloqueio econômico criminoso aquele país e, mesmo assim aquele povo guerreiro constrói um país melhor todos os dias com excelentes níveis educacionais e na área da saúde, tanto é que o índice de desnutrição infantil de Cuba é de 0%, além dos inúmeros reconhecimentos da ONU à Cuba no plano dos direitos humanos”, disse o deputado.
Marcon também manifestou- se pela libertação dos outros quatro cubanos e pelo fechamento de Guantánamo.
Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara