EUA: Fabricantes de armas querem transferir fábricas para Texas

Grandes indústrias produtoras de armas de fogo nos Estados Unidos estão decididas a transferir suas fábricas para o estado do Texas, devido a promessas feitas pelo governador local Rick Perry.

Sede da empresa beretta, em maryland, EUA

O presidente da empresa Sturm, Ruger and Co. Inc., Michael Fifer, anunciou que criará ao redor de 700 empregos em uma nova fábrica no Texas, longe de sua sede atual em Connecticut, estado cujo governador Dannel Malloy aprovou drásticas medidas sobre o controle de armas em abril deste ano.

Fifer pretende incrementar a oferta porque seus produtos têm uma alta demanda, e os lucros cresceram ao redor de 53% no primeiro trimestre de 2013, em comparação com igual período de 2012. O mesmo pode ser visto em outras indústrias que produzem estes artefatos no país, afirmou nesta quinta o diário The Washington Times.

A companhia Beretta também teve uma explosão em suas vendas este ano, mas com sede em Maryland, estado do nordeste cujo governador Martin O'Malley, planeja assinar uma lei sobre controle de armas. Se isto acontecer, a empresa poderia transferir suas fábricas para o Texas, a Carolina do Norte ou a Georgia, informa o Times.

Segundo o jornal, as vendas de armas a cidadãos estadunidenses aumentaram desde que o presidente Barack Obama começou sua campanha para controlar o seu comércio, depois do massacre de 14 de dezembro em Newtown, Connecticut, onde morreram 20 crianças e seis adultos.

Harry Reid, líder da maioria democrata no Senado, viu-se obrigado a retirar uma proposta de lei no mês passado, destinada a regular a compra e posse de armamentos, depois de fracassado um projeto que aumentava as medidas para averiguar os antecedentes dos compradores.

Obama iniciou nesta quinta-feira (9) em Austin, Texas, uma giro para promover o plano de governo para seu segundo mandato, onde o tema econômico, a reforma migratória e o controle de armas de fogo têm um lugar destacado.

Fonte: Prensa Latina