Venezuela: Após violência na Assembleia, parlamentares se reúnem
Parlamentares venezuelanos das bancadas socialista e opositora realizaram reuniões, nesta terça-feira (7) para tentar restabelecer o diálogo e o entendimento, depois do incidente violento ocorrido na semana passada na Assembleia Nacional (AN), informou o deputado e presidente da Comissão Permanente de Política Exterior do Parlamento, Jesús Cepeda.
Publicado 07/05/2013 17:05

Na segunda-feira (6), em entrevista concedida ao canal público Venezuelana de Televisão, o presidente da Comissão Permanente de Política Exterior do Parlamento sustentou que se buscam acordos para "reparar os problemas (…), virar a página e trabalhar pela paz e consolidação deste país".
Durante a sessão no dia 30 de abril, legisladores da oposição penduraram uma faixa na qual se lia "Golpe ao Parlamento", o que foi considerado uma provocação pela representação socialista. A ação resultou em briga, condenada pelo governo e considerada pelo presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, um "show" previamente montado para propiciar uma intervenção internacional.
Sobre outro tema, Cepeda condenou as declarações emitidas no dia 3 de maio pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante sua visita ao México.
Obama referiu-se então à existência de certos relatórios que supostamente provam que a "Venezuela não observa os princípios básicos de direitos humanos, democracia, liberdade de imprensa e liberdade de reunião".
No último sábado (4), o governo venezuelano repudiou, "com toda a força", tais "declarações infundadas"; atitude seguida depois pelos poderes públicos da Nação e diversas organizações políticas.
Fonte: Prensa Latina