Inácio Arruda debate financiamento da educação
“Um plano de desenvolvimento de país passa pela melhoria da qualidade da educação”, disse o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) em palestra na noite desta segunda-feira (06/05), sobre Financiamento da Educação, para os estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Publicado 07/05/2013 12:05 | Editado 04/03/2020 16:28
Inácio defendeu a proposta de destinar os recursos dos royalties do petróleo e os 50% do fundo social do pré-sal para a educação. “É preciso entender a educação como a base para um projeto de nação”, diz Inácio, lembrando que esse entendimento só foi alcançado com a eleição do presidente Lula.
Ainda em sua palestra, Inácio Arruda ressaltou a importância do Plano Nacional de Educação – PNE, que tem como meta ampliar a base de formação brasileira, ação estratégica para o desenvolvimento; disse que a educação é um problema de Estado, de Nação e que para se conseguir uma educação de qualidade é preciso muito investimento. Daí a importância dos 10% do PIB para a educação. “E não é exagero. Estamos longe de alcançar a educação básica”, disse o senador.
Inácio explicou ainda que nesta última década de governos Lula e Dilma, se discutiu o PNE e se tomou medidas importantes para universalizar o ensino. Primeiro Lula lançou o PROUNI, que beneficia estudantes pobres e negros. Depois veio o REUNI, que expandiu as universidades públicas, espalhando cursos universitários por vários municípios. Por fim ampliou o FIES, “embora precise ampliar ainda mais”.
Ainda tem o PRONATEC que inclui no ensino médio todas as escolas técnicas e todo o Sistema S, entre eles Sesc, Senac, Senai e Sesi.
Participaram do debate, o presidente do DCE da Unifor, Gerson Menezes, o representante da UNE, Ivo Braga, e a professora Janine, membro da Comissão de Financiamento do FIES.
Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)