PCdoB: Curso de Nível II reúne filiados do Nordeste
Prossegue até o próximo domingo (05/05) o curso de formação de Nível II do PCdoB. Reunindo 56 alunos, sendo 10 do Piauí, 8 do Rio Grande do Norte, 7 do Maranhão e mais 20 cearenses, o curso de 40 horas/aula visa formar militantes e quadros.
Publicado 03/05/2013 10:33 | Editado 04/03/2020 16:28
A seção regional da Escola Nacional de Formação na região Nordeste 2 é responsável pelo curso de Conceitos Básicos do Marxismo Leninismo (Nível II), que está sendo realizado desde a última quarta-feira (01/05), na colônia de férias do Sindicato dos Hoteleiros, em Iparana.
Os alunos já tiveram aulas de Filosofia, com o professor Cristiano Capovilla (Maranhão) e de Economia, com o professor Sérgio Barroso (São Paulo). Nesta sexta-feira (03), Joan Edesson ministrará aula sobre Estado e Classes e a noite, a partir das 19h, haverá o debate sobre a história das ideias marxistas no Brasil. No sábado (04), os comunistas assistirão aulas sobre Socialismo, com a professora Maria Pereira (Ceará) e no domingo (05), a temática central será o Partido, com apresentação do professor Joan Edesson.
Neide Freitas, secretária estadual de Formação do PCdoB-CE, destaca a importância da realização de mais este curso. “O PCdoB investe para ter em suas fileiras militantes com condições de compreender e intervir na realidade para promover mudanças que impliquem melhores condições de vida e trabalho para o povo e desenvolvimento para a Nação”.
Maria Pereira, professora da Escola de Formação da região Nordeste 2 e membro da Comissão Estadual de Formação do PCdoB-CE, também ratifica a importância da formação de militantes e filiados do Partido. “A constituição da nossa Escola e o investimento que o PCdoB faz na formação é o nosso diferencial. Diria que a formação é fundamental e o PCdoB tem consciência desta necessidade, em todas as suas instâncias, desde o Comitê Central aos Comitês Municipais de todo o país”.
Mais sobre a Formação do PCdoB
Ligada à Escola Nacional de Formação, a Região Nordeste 2 mantém o currículo de formação unificado. Para participar do curso de Nível II, sob orientação das seções regionais, é pré-requisito ter concluído o curso de Nível I, orientado pelos comitês municipais. Há ainda o Nível III, que fica sob responsabilidade da Escola Nacional de Formação. Nos três níveis, as discussões giram em torno dos núcleos Filosofia; Estado e Classes; Economia Política e Desenvolvimento; Socialismo; e Partido.
De Fortaleza,
Carolina Campos