Governo da Síria reafirma à CNN não usar armas químicas
O ministro sírio da Informação Omran al-Zoubi assegurou mais uma vez, nesta quinta-feira (2), que as forças armadas da Síria não usam armas químicas, como acusam potências europeias e os EUA. Em uma entrevista à emissora CNN, o oficial disse que seu governo nunca usaria tais recursos bélicos, ainda que as tivesse.
Publicado 03/05/2013 09:19
Al-Zoubi disse: “o presidente [dos Estados Unidos] Barack Obama diz que as armas químicas estão além da linha vermelha. Então está de acordo com o presidente [da Síria, Bashar] al-Assad, que também pensa que as armas químicas estão além da linha vermelha”.
Além disso, reiterou a informação de que há documentos que comprovam o uso de armas químicas pelo grupo armado terrorista Al-Nusra.
No passado 19 de março, a localidade de Yan al-Asal, em Aleppo, foi alvo de um míssil carregado de substâncias químicas, disparado por membros de grupos armados; como consequência, ao menos 25 pessoas morreram, entre elas mulheres e crianças, e outras 130 ficaram feridas.
Na semana passada, em uma entrevista concedida à Russia Today, Al-Zoubi deixou claro que o Exército da Síria não utilizou nem utilizará este tipo de armas contra dos grupos armados e explicou que “esta decisão não é política, mas sim uma decisão moral e legal, pois o Governo da Síria a respeita e nunca tomará tal medida”.
Com HispanTV