Faculdade de Medicina da UFC comemora os 65 anos de fundação
A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará, primeira do Estado, completa 65 anos de fundação a 12 de maio e dará início às comemorações na manhã desta segunda-feira, dia 6, com solenidade no Auditório Paulo Marcelo, no Campus do Porangabuçu.
Publicado 03/05/2013 09:59 | Editado 04/03/2020 16:28
Da programação, que prosseguirá até o dia 10, constam palestras, mesas-redondas e homenagens, como as que serão prestadas à nefrologista Maria José de Carvalho Cruz, a graduada mais antiga, e Raimundo Hélio Cirino Bessa, orador da primeira turma de graduados.
O Diretor da Famed, Prof. José Luciano Bezerra de Menezes, fará o primeiro pronunciamento da solenidade abordando o significado das comemorações e mostrando a importância da Faculdade para o desenvolvimento do setor de saúde no Estado. A história da criação da Faculdade será o tema do discurso do Prof. Elias Boutalla Salomão, um dos coordenadores das festividades comemorativas.
A Famed já formou 7.374 médicos e recebe 320 novos estudantes a cada ano, dos quais 160 em Fortaleza, 80 no Campus do Cariri (Barbalha) e 80 no de Sobral, estes últimos dois cursos fundados em 2001. A Famed conta hoje com 935 estudantes.
O complexo hospitalar da Instituição, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, dá suporte às atividades práticas da Faculdade e registrou, em 2011, 290.904 consultas e 16.558 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Valéria Goes, ter sido formada e hoje pertencer ao quadro docente da Faculdade é motivo de grande orgulho. "Nossos professores têm servido de exemplo às futuras gerações de médicos. Além da teoria relativa à Medicina propriamente dita, procuram incutir princípios morais e éticos em nossos graduandos, uma tarefa de enorme responsabilidade", complementa.
"Os ex-alunos hoje ocupam cargos de destaque, influenciando e modificando a situação sanitária de nossa região. O talento dos médicos formados na UFC também é reconhecido além de nossas fronteiras", acrescenta. A professora lembra ainda que a Famed, "ao mesmo tempo em que mantém a seriedade e integridade de princípios, revitaliza-se e acompanha a evolução do conhecimento".
Fonte: Portal da UFC