Capriles ratifica pedido de impugnação da eleição de 14 de abril

Nesta quinta-feira (2), o advogado constitucionalista da oposição venezuelana, Gerardo Fernández, protocolou o pedido de impugnação das eleições realizadas em 14 de abril diante do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ).

Capriles

“É um recurso com mais de 180 páginas. Todo o processo eleitoral está viciado. É uma petição de nulidade e que seja refeita a eleição no país”, afirmou.

Leia também:
Venezuela: Governo divulga imagens da violência na Assembleia
Acompanhe o especial do Portal Vermelho sobre as Eleições da Venezuela

Nesta quinta-feira (2), o candidato derrotado, Henrique Capriles, deverá fazer um pronunciamento sobre o tema. Nesta quarta (1º), afirmou que vão “esgotar todas as instâncias internas, mas não resta dúvida alguma de que este caso vai terminar na comunidade internacional”.

Apesar das reiteradas intenções da direita para desacreditar o Poder Eleitoral venezuelano e a vitória do presidente Nicolás Maduro com 50,61% dos votos (7.586.251), todos os países do mundo reconheceram os resultados dos comícios, exceto os Estados Unidos.

O sociólogo e historiador, Vladimir Acosta, declarou à VTV que a direita venezuelana quer “destruir o Poder Eleitoral, que é o instrumento fundamental de uma democracia, onde o poder é obtido por meio dos votos, mas como isso não é um tema para eles, querem manter o clima de alto conflitos que debilita a possibilidade de que Maduro afirme sua liderança e se mantenha em contato permanente com o povo”, afirmou.

Da Redação do Vermelho,
com agências internacionais