"Nós colombianos vamos conquistar a paz", garante Leonardo Gómez
O sacerdote colombiano Leonardo Gómez Serna, Prêmio Nacional da Paz em 2010, declarou seu otimismo em relação ao processo de paz entre o governo colombiano e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionáriasda Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP), que acontece em Cuba. Ele o classificou como um "sinal de esperança".
Publicado 01/05/2013 11:56
"Queremos pedir às duas delegações que se abram à paz, um anseio do povo colombiano, essa paz que é um desejo constante no coração dos homens", declarou.
Em sua mensagem aos participantes do Fórum de Participação Política, convocado aqui a pedido do gverno e das Farc-EP, Serna afirmou que, apesar de algumas vozes contrárias, os colombianos estamos seguros de que vamos conseguir.
"A paz é uma conquista humana e temos que continuar orando para que se converta em uma realidade tangível, com justiça social e enfocada em um desenvolvimento humano integral", considerou.
Em suas declarações, ele recordou as palavras do papa João Paulo II, quando afirmava que a verdadeira paz não era o fruto de uma vitória militar mas da procura de soluções aos problemas que originaram a guerra.
"Essa é a grande tarefa que a Colômbia tem pela frente, afirmou, uma etapa na qual a sociedade civil terá um grande papel, e na qual também são essenciais a reconciliação e o perdão. Devemos ser capazes de perdoar", sublinhou.
Fonte: Prensa Latina