Atentados matam oito pessoas no Iraque

Dois atentados com carros-bomba mataram pelo menos oito pessoas e feriram outras 27 nesta quarta-feira (1º), no Iraque.

A primeira explosão ocorreu em um distrito xiita Huaasinya, cerca de 25 quilômetros a leste de Bagdá. Um carro, que estava estacionado, explodiu no início da manhã, matando quatro civis. Doze pessoas, incluindo quatro policiais que trabalham em um posto de controle nas proximidades, também ficaram feridas.

Leia também:
Iraque diz que conflito religioso vem do exterior

Ao meio-dia, outro carro-bomba explodiu perto de Fallujah, a 65 quilômetros a oeste de Bagdá, matando três militares e um civil e deixando outras 15 pessoas feridas. O local é reduto do grupo Al Sahwa, uma milícia armada pró-governamental integrada por ex-membros da rede Al Qaeda que mudaram lealdades após serem capturados no apogeu da ocupação militar estadunidense iniciada em 2003, com o pretexto de encontrar armas de destruição em massa que nunca apareceram.

Tropas iraquianas retomaram o controle da cidade de Suleiman Bek, no norte do país, que tinha caído em mãos de homens armados de grupos sunitas em resposta ao ataque do dia 23 de abril de soldados e policiais contra um acampamento de protesto sunita na cidade de Hawiya, na província de Kirkuk.

Com agências