Camponeses colombianos exigem participação política
Durante o encerramento do Fórum Político na Colômbia, que ocorreu de 28 a 30 de abril em Bogotá, 1.200 delegações entre camponeses,organizações sociais e indígenas reuniram uma série de propostas que serão enviadas para Havana, no próximo 20 de maio.
Publicado 30/04/2013 17:50
Entre as propostas recolhidas no evento está a democratização dos meios de comunicação, para oferecer um espaço para a comunidade, além de permitir a participação política ativa de seus integrantes.
Leia também:
Fórum colombiano avalia propostas para participação política
O representante da Unidade Nacional Agrária, Julio Armando Fuentes, defendeu que a criação de assembleias municipais são vitais para levar para a realidade estas iniciativas “porque são as comunidade que sentem o conflito e podem construir as bases para conseguir a participação política real e afetiva”.
Ele também exigiu o reconhecimento social para todas as organizações que estiveram presentes no encontro com a finalidade de garantir seu papel em assuntos políticos entre a insurgência e o governo.
Países como Filipinas, El Salvador e Uruguai estiveram no Fórum, contribuindo com suas experiências. Todas estas propostas serão sistematizadas em um documento que será enviado a Havana, onde ocorrem os Diálogos de Paz entre governo e Farc.
Apoio Brasileiro
Em apoio ao processo de paz , a cidade de Porto Alegre sediará o Fórum pela Paz na Colômbia, que ocorrerá entre os dias 24, 25 e 26 de maio deste ano com o objetivo de esclarecer à sociedade e aos movimentos sociais sobre a situação daquele país, que há mais de 50 anos sofre um conflito armado que implica mortes, desaparições e as graves violações aos direitos humanos.
O evento contará com a participação de personalidades como da porta-voz do movimento Marcha Patriótica e Colombianos e Colombianas pela Paz, Piedad Córdoba, e de Carlos Lozano, do Partido Comunista Colombiano.
Em entrevista para o Vermelho Córdoba elogiou a iniciativa brasileira. "O Fórum é muito importante porque o apoio internacional é definitivo não só para a Colômbia, mas para toda a região, para que o povo entenda que é preciso conseguir a paz".
Outras informações sobre o Fórum pela Paz na Colômbia acesse o blog
Com Agências
Acompanhe o especial sobre os Diálogos de Paz