Campinas está preparada para ser subsede da Copa de 2014

A diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social e Turismo da Prefeitura, Alexandra Caprioli garantiu que a cidade de Campinas está preparada para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. A afirmação foi feita em audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal, na segunda-feira (29/04).

Segundo ela, a cidade possui infraestrutura de hotéis para receber delegações e torcedores exigida por padrões mundiais, e os clubes dispõem de espaços para treinamentos e acomodação dos atletas que atendem às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Além disso, afirmou ela, a cidade não apresenta problemas graves de mobilidade.

O vereador e presidente da Comissão, Gustavo Petta, afirmou que encontros como o este serão realizados quantas vezes forem necessários para aperfeiçoar as estruturas da cidade e conquistar o posto de subsede da Copa. “O papel da comissão neste momento, é cobrar da Prefeitura para que ela tenha uma postura forte em favor da nossa cidade e também mostrar à população a importância de abrigar as delegações”.

“Campinas tem grande potencial para ser subsede e acolher até duas delegações, mas é preciso aperfeiçoar alguns pontos”, disse ela. “Acredito que em relação à infraestrutura dos nossos hotéis e dos estádios não teremos problemas, o que precisamos é trabalhar mais o espírito 'receber bem' da nossa população”, afirma Alexandra.

Ela garante que a cidade está bem adiantada nos preparativos do setor de serviços. “Os nossos taxistas estão recebendo treinamento diferenciado, o Aeroporto Internacional de Viracopos terá uma área de embarque e desembarque exclusiva para as delegações que a cidade acolher, sem contar o nosso grande potencial gastronômico”, contou.

De acordo com ela, a Fifa elaborou um catálogo que apresenta algumas exigências com relação a mobilização da cidade e da população local para receber delegações. “Em São Paulo, por exemplo, diversos monumentos, como a Oca do Parque Ibirapuera, receberão adereços temáticos da Copa, precisamos planejar isso em Campinas”.

Alexandra explicou que caso Campinas seja selecionada como subsede pelo COL, isso não garante que receberá delegações, por isso, ela ressalta a importância em mobilizar a população nesse processo. “Serão as próprias delegações que baseada nas visitas que fizeram a diversas cidades, escolherão em qual vão querer se hospedar”,ressalta.

A expectativa para que Campinas seja subsede da Copa de 2014 é positiva em todos os segmentos, para o presidente da Associação Atlética Ponte Preta, Márcio Della Volpi seria uma perda muito grande para a cidade ficar de fora desse evento mundial “Tenho certeza que assim como a Ponte Preta, o Guarani também está à disposição do Comitê Organizador Local (COL) para se adequar no que for necessário. Já recebemos visitas de delegações e nossas estruturas estão agradando”, ressalta.

O vereador Petta reforça que a grande herança que a Copa do Mundo deixará para as cidades que serão subsedes é a aproximação da população com outras culturas. “Precisamos desenvolver uma política para conquistar essas delações, afinal será uma troca cultural muito positiva para nossa cidade”, garante.

De acordo com o Comitê Organizador Local da Copa em São Paulo, existem 145 Centros de Treinamento pré-selecionados, destes, 65 estão em 33 cidades paulistas, sendo 10 na região administrativa de Campinas.

O grande diferencial da cidade, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Samuel Rossilho,“são os rápidos acessos as principais estradas do Estado, o Aeroporto Internacional de Viracopos, a rede hoteleira consolidada, o pólo gastronomico, as grandes lojas multinacionais e uma rede de serviços de qualidade”, afirma.

A ideia é que Campinas seja um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) e um centro de hospedagem para atletas e equipes de apoio. Para isso, a cidade está recebendo periodicamente a visita de delegações de alguns países, que vêm para conhecer os estádios Brinco de Ouro e Moisés Lucarelli, além da infraestrutura que a cidade pode oferecer.

O Departamento de Turismo da Prefeitura é encarregado de coordenar a recepção das próximas delegações para que seja feita uma apresentação da cidade. Nos últimos meses, o estádio da Ponte Preta recebeu a visita das equipes da Rússia, França, Dinamarca, Holanda, Suíça e Coreia do Sul.

De Campinas, com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal