SSA: Sessão na Câmara discute projeto de ampliação das ciclovias

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) promoveu, na última sexta-feira (26/4), uma sessão especial para discutir o andamento do projeto Cidade Bicicleta, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), que pretende aumentar o número de ciclovias na capital baiana. A iniciativa foi dos vereadores Everaldo Augusto (PCdoB) e Gilmar Santiago (PT).

 

Para o debate, foram convidados o titular da Secretaria Estadual da Copa (Secopa), Ney Campello e o secretário do Escritório Municipal da Copa, Isaac Edington, além de professores universitários e técnicos, especialistas em mobilidade urbana. A conclusão foi de que Salvador está atrasada no que se refere à implementação de vias específicas para as “bikes”.

“Na sessão, constatou-se que a cidade vive um atraso, não só de mobilidade urbana, mas também da utilização de ciclovias. Salvador não está preparada para a bicicleta, para um espaço urbano sustentável”, defendeu Everaldo Augusto, que faz parte, na CMS, da Frente Parlamentar de Apoio ao Sistema Cicloviário.

Atualmente, a capital baiana conta, apenas, com 17 km de vias exclusivas para bicicletas, a maior parte concentrada na orla. Pelo projeto da Conder, o número saltaria para 84 km, até a Copa do ano que vem, e para 217 km, após a realização do megaevento esportivo.

Segundo Everaldo, os presentes no encontro avaliaram que o Cidade Bicicleta, que já tem quatro anos e está em fase de implementação, precisa de pressa. “O projeto é viável e tem urgência. Houve uma cobrança muito grande dos grupos de ciclistas”, destacou o vereador.

Depois da mobilização, a Prefeitura e o Governo do Estado prometeram marcar uma reunião para discutir o sistema cicloviário da cidade, ainda sem data definida. Com a resposta positiva, Everaldo disse estar otimista: “A Câmara vai se esforçar para recuperar o tempo perdido. Através do debate do uso da bicicleta, discutimos também uma cidade melhor e mais qualidade de vida”, completa.

De Salvador,
Erikson Walla