Farc e governo colombiano convocam população para debate

Cerca de 1.200 pessoas participarão no fórum sobre a participação politica, que ocorrerá em Bogotá de 28 a 30 de abril, organizado como uma proposta do governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).

Paz na Colômbia - EFE

Em declarações para a rádio colombiana Caracol, o cientista político, Alejo Vargas, destacou que entre os assuntos  debatidos nas diferentes mesas estarão o direito e as garantias da guerrilha para exercer a oposição política e a criação de movimentos de participação cidadã. 

Leia também:
Colombianos propõem criação de movimento nacional pela paz

Organizado pelas Nações Unidas na Colômbia e o Centro de Pensamento e Continuidade do processo de paz da Universidade Nacional, no fórum estarão presentes movimentos sociais, partidos políticos, organizações camponesas, sindicais, indígenas, negros e defensores dos direitos humanos, igreja entre outros.

Este será o segundo encontro deste tipo que ocorre desde a instalação dos diálogos de paz. No primeiro, desenvolvido em dezembro de 2012, se recolheram mais de 400 propostas de 522 organizações e 18 setores sobre a política de desenvolvimento agrário integral.

Os diálogos, que contam como Cuba e Noruega como países fiadores e Venezuela e Chile como acompanhantes, se realizam sobre a base de uma agenda de cinco pontos que inclui além disso o fim do conflito em si, o tema das vítimas e a solução ao problema das drogas.

Fonte: Prensa Latina

Acompanhe o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz