Opep pode ter reunião de emergência para rever preços do petróleo
A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) convocará uma sessão de emergência, caso prossiga a baixa dos preços do óleo cru, afirmou neste sábado o ministro de Petróleo do Irã, Rostam Qasemi.
Publicado 20/04/2013 20:20
Os países membros consideram que um preço inferior aos 100 dólares por barril é injusto e já que a data da reunião anual do agrupamento ainda está longe, poderia convocar um encontro de emergência caso prossiga a baixa, assegurou o titular durante uma coletiva de imprensa.
Ele acrescentou que seu ministério propôs ao parlamento iraniano um plano com variáveis para incrementar os volumes de extração de gás e petróleo plasmados no quinto plano quinquenal acima do contemplado na versão original.
As quantidades programadas até o presente são de um milhão e 200 mil barris de petróleo e 450 milhões de metros cúbicos de gás, especificou Qasemi.
Por outro lado, ele revelou que os candidatos de seu país e do Iraque aparecem como os concorrentes melhor posicionados para a eleição do próximo secretário-geral do bloco.
A retirada do candidato da Arábia Saudita ainda não foi anunciada, mas tudo indica que o Irã e o Iraque são os aspirantes mais fortes, sublinhou.
O ministro iraniano baseou seu prognóstico no fato de que o Irã é partidário de manter os preços tão altos como suporte ao mercado, diferentemente dos países produtores da Península Arábica, que preferem que os preços fiquem baixos para apoiar as potências ocidentais, seus principais clientes.
Prensa Latina