Conferência da SJCDH lembra o Dia do Índio na Bahia

A Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promoveu, nesta sexta-feira (19/4), uma Conferência Indígena para lembrar o Dia do Índio, celebrado no mesmo dia. Além da homenagem, o evento também teve como objetivo discutir e avaliar as conquistas da comunidade indígena no Estado.

A política de promoção dos direitos indígenas desenvolvida pelo Governo do Estado, através da SJCDH, em parceria com Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (COPIBA) esteve no centro das discussões. “Caminhamos muito na luta pela garantia de direitos dos povos indígenas, mas é necessário avançar ainda mais”, ressaltou o secretário da SJCDH, Almiro Sena.

Presente no evento, o vice-presidente do COPIBA, Kãrûm, reconheceu os esforços da SJCDH na promoção dos direitos das comunidades indígena. De acordo com ele, a atual gestão tem fortalecido o diálogo com a população indígena e intensificado a parceria com o conselho e o movimento indígena.

O índio Galdino, assassinado brutalmente na cidade de Brasília, em 1997, foi a figura escolhida pela secretaria para uma homenagem, sendo representado pelos familiares. O crime ainda repercute e se transformou em um símbolo da luta da questão indígena.

Da Redação
*Com Ascom/ SJCDH