Aberta licitação para adutora de Campo Alegre de Lourdes-BA
Foi aberto o processo de licitatório para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17/4). A obra de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Publicado 17/04/2013 18:53 | Editado 04/03/2020 16:16
A adutora tem orçamento de R$ 70 milhões da União e será executada com recursos do PAC II. As propostas das empresas interessadas serão recebidas na sede da Codevasf, em Brasília, até 10h do dia 22 de maio.
A iniciativa é do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), líder da Bancada da Bahia, através de uma emenda do grupo baiano de parlamentares. “Esta é uma vitória de quem nunca deixou de acreditar na adutora”, ressaltou Daniel, que parabenizou a população de Campo Alegre e Remanso, creditando a conquista a Alessandro Dias, ex-prefeito de Campo Alegre.
Recentemente, Daniel Almeida esteve na governadoria e na presidência pedindo o início imediato das obras. Em março, o deputado foi recebido pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra, e defendeu a importância da adutora. “Campo Alegre de Lourdes sofre com a seca que atinge o estado. A obra é emergencial e beneficiará milhares de famílias que nunca tiveram acesso ao sistema de abastecimento de água”.
Campo Alegre de Lourdes está localizado a 624 km de Salvador, na divisa entre a Bahia e o Piauí. É a última cidade da Bacia do São Francisco, que não tem água do rio.
Seca
Por conta da seca que tem castigado o Nordeste brasileiro, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) adotou racionamento de água em 96 municípios baianos, dos 362 abastecidos pela companhia. Além disso, outras regiões com abastecimento apontado como crítico são monitoradas.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro