João Ananias defende transporte escolar universitário
O deputado federal João Ananias (PCdoB) apresentou nesta semana Projeto de Lei que autoriza o transporte intermunicipal e interestadual de estudantes de cursos técnicos, superiores e tecnológicos e de graduação por veículos mantidos e adquiridos pelos entes federados por meio dos programas instituídos pela União para transporte escolar, como o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE e o Programa “Caminho da Escola”.
Publicado 10/04/2013 10:45 | Editado 04/03/2020 16:28
Ele lembra que o PNATE e o Programa “Caminho da Escola” são iniciativas exitosas do Governo Federal para promover o acesso dos estudantes brasileiros à educação básica. “Garantir o transporte intermunicipal e interestadual de estudantes de cursos técnicos, superiores e tecnológicos e de graduação seria um apoio importante para os estudantes que ainda precisam se deslocar de um município a outro para lograr frequência nos cursos matriculados”, observa João Ananias.
João Ananias destaca que as políticas de expansão das universidades públicas, a instalação e ampliação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a implantação de polos da Universidade Aberta do Brasil, ao lado de outras iniciativas dos entes federados subnacionais, estão resultando em uma saudável ampliação do alunado de cursos técnicos e superiores nos municípios. “Esse corpo discente que se encontra matriculado em instituições de ensino localizadas em municípios distintos daqueles de seus locais de residência precisa também da garantia de deslocamento”, observa.
Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)