Enfermagem: João Ananias pede que PL seja votado
O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) fez um apelo ao Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para que inclua na pauta, o mais breve possível, o Projeto de Lei 2295/2000 que dispõe sobre a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem, em tramitação há 13 anos na Câmara. “É uma antiga e justa demanda da enfermagem brasileira,”, disse o Parlamentar na Tribuna.
Publicado 10/04/2013 09:59 | Editado 04/03/2020 16:28
Ele destacou que o trabalho dos profissionais da enfermagem é exaustivo, estressante e por isso, requer um tratamento diferenciado, como já vem sendo dispensado a outras categorias. “Não entendo tanta resistência ao PL 2295, que busca corrigir uma injustiça com a categoria de enfermagem, que tanto tem feito pela saúde”.
João Ananias também participou nesta terça-feira, da audiência pública promovida pelo Fórum 30 horas Já, como parte das atividades pelo Dia Nacional em defesa dos projetos de interesse da Enfermagem. Com o tema, “Mobiliza Enfermagem”, o ato reuniu as entidades que compõem o Fórum 30 horas Já! e profissionais da área.
O objetivo da marcha é mostrar a força da categoria para que o PL 2.295 seja votado ainda no primeiro semestre deste ano, além da defesa de outras propostas de interesse dos trabalhadores da saúde como um todo.
Discurso na íntegra
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados;
Está acontecendo nesta terça-feira, 9, em Brasília, mais uma justa manifestação da enfermagem brasileira pela aprovação do PL 2295/00 que dispõe sobre a jornada de trabalho e está tramitando há 13 anos nesta Casa. Sou Deputado de primeiro mandato, mas já participei de diversos eventos de uma luta profundamente legítima pela justeza dessa causa. Fiz dois pronunciamentos desta tribuna manifestando meu apoio e cobrando agilidade na tramitação para que pudéssemos votar. Chegou a ser pautado e inexplicavelmente foi tirado da pauta já em processo de votação.
Mais uma vez destaco a importância da aprovação desta matéria, em reconhecimento aos grandes serviços prestados à saúde pública em nosso País, cuidando com carinho e desvelo dos nossos doentes, e contribuindo com a promoção da saúde e prevenção de doenças.
A natureza do seu trabalho, exaustivo e estressante, requer um tratamento diferenciado, como já vem sendo dispensado a outras categorias. Não entendo tanta resistência ao PL 2295, que busca corrigir uma injustiça com a categoria de enfermagem, que tanto tem feito pela saúde.
Faço um apelo ao Presidente Henrique Eduardo Alves que inclua na pauta desta casa o PL 2295/2000 o mais breve possível para que aprovemos a essa antiga e justa demanda da Enfermagem Brasileira.
Era só Sr Presidente.
Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)