Cuidados com a saúde da mulher no Sol Nascente
A população do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, recebeu na manhã deste sábado, a Carreta da Mulher.
Publicado 08/04/2013 09:42 | Editado 04/03/2020 16:40
O serviço, inaugurado pelo governador Agnelo Queiroz, deverá atender cerca de 1,3 mil mulheres com exames ginecológicos até 3 de maio. A unidade móvel de saúde está estacionada em frente ao posto policial.
As moradoras do Sol Nascente poderão fazer exames preventivos de câncer de mama, mamografia e de colo de útero, conhecido como Papanicolau, além de ultrassonografia. Essa é a terceira carreta em operação. As outras duas já passaram por todas as regionais de Saúde pelo menos duas vezes. Foram feitos 37,6 mil testes, dos quais 3,2 mil em Ceilândia.
Com mais essa unidade médica móvel, o GDF fortalece as políticas de saúde: "Estamos fazendo exames preventivos para que as mulheres não adoeçam ou para que tratem as patologias na fase inicial. O que temos aqui são serviços dignos de primeiro mundo que vão ao encontro da população", declarou o governador sobre o atendimento pioneiro no Brasil.
Pacientes que serão submetidas ao Papanicolau não necessitam de prescrição médica. No entanto, para ecografias é preciso levar a solicitação do exame. Nos dois casos, a mulher não pode ter mantido relação sexual nas 48 horas anteriores ao procedimento. Já para fazer a mamografia, apenas as pacientes acima de 40 anos estão isentas de levar o pedido médico.