Renato: PCdoB reafirma seu 'não' ao monopólio da mídia no Brasil
"A luta pela democratização dos meios de comunicação é um movimento fundamental na disputa política", externou Renato Rabelo durante mesa de abertura do Seminário Nacional para Assuntos de Mídia do PCdoB, que ocorreu nesta sexta-feira (5), no Comitê Central em São Paulo.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 06/04/2013 10:01
Renato destacou que a questão da mídia é levada em conta por divrsos países e pontuou que países como a Argentina, Bolívia e Venezuela. Para o dirigente, "no que se refere à democratização da mídia, o Brasil é o país mais atrasado da América Latina".
Na oportunidade o dirigente pontuou o papel estratégico da Secretária de Assuntos da Mídia do PCdoB e frisou a representatividade dos dirigentes do Partido nesta luta. Para expressar aos presentes como o PCdoB observa a questão da mídia no Brasil, Renato leu trecho do Programa Socialista para o Brasil :
Mídia alternativa
Sobre a mídia alternativa, o dirigente comunista salientou que "vivemos um novo momento, sobretudo quando observamos o papel jogado pelos blogueiros progressistas no mundo. Isso é um dado a ser levado em conta na luta pelo fortalecimento da democracia e no exercício da liberdade de expressão".
Durante fala, Renato citou como exemplo a ação da mídia alternativa em outros países e destacou que em países como a China e o Vietnã, mesmo a mídia sendo estatal, a ação dos blogueiros é significativa e importante para a construção social naquelas nações.
Sobre o caso brasileiro, o presidente do PCdoB lembrou que a mídia alternativa é um dos caminhos para enfrentar o monopólio que vige no Brasil há décadas.
Ouça a íntegra das declarações no programa Palavra do Presidente: