Governo Colombiano convoca população a marchar pela paz
O ex-vice-presidente colombiano Humberto de la Calle, chefe da equipe de paz do Governo nos diálogos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), convidou neste sábado (6) todo o país a se unir à uma grande mobilização nacional marcada para terça-feira (9) naquele país, a chamada Marcha da Esperança.
Publicado 06/04/2013 11:26
"A marcha da próxima terça-feira será uma marcha de todos, "para consolidar a vontade dos colombianos para a paz", afirmou De la Calle em um encontro com as centrais operárias na Casa de Nariño, onde explicou os avanços das conversas.
Ele frisou que a sociedade deve fazer um exercício de olhar também para "nossas diferenças" e tentar resolvê-las em conjunto.
Diversas organizações e movimentos sociais e políticos, entre eles Marcha Patriótica, Colombianos e Colombianas pela Paz e o Congresso dos Povos participam deste ato. São esperadas um milhão de pessoas, entre elas o presidente Juan Manuel Santos e parte de seu gabinete.
A mobilização, que coincide com o 65º aniversário do assassinato do líder Jorge Eliecer Gaitán, pretende ser uma demonstração de apoio ao diálogo entre o Governo Colombiano e a guerrilha, iniciado em novembro de 2012 em Cuba.
O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, declarou neste sábado que a próxima terça-feira será feriado para que o povo e os funcionários públicos participem da marcha da esperança, como a batizaram seus organizadores.
Com Prensa Latina