"Alma brasileira" em Moscou
O Centro Cultural Brasileiro em Moscou foi inaugurado em dezembro de 2012. Ele oferece o ensino da língua portuguesa e difunde a cultura brasileira, além de atuar para fortalecer os laços econômicos e turísticos entre os dois países, em cooperação com a Embaixada do Brasil e com apoio da prefeitura da Região da Administração Central (TSAO) de Moscou.
Publicado 05/04/2013 17:55
"O futuro começa aqui" é assim que os brasileiros se referem ao seu país. É assim que começa a matéria da rádio Voz da Russia sobre o Centro Cultural Brasileiro em Moscou, da qual as informações abaixo foram retiradas.
E prossegue: o Brasil é a quinta economia mundial. Membro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), abrange 26% do território do planeta e responde por 4,2% da população mundial (nota do Vermelho: na verdade corresponde a 2,7%).
O BRICS já é um fator de peso a ter em conta na vida internacional: os seus países-membros controlam cerca de 43% da reserva mundial de moeda e a sua cota-parte continua crescendo. As previsões indicam que até meados deste século o valor total das economias destes cinco países em grande desenvolvimento ultrapasse em duas vezes o valor das economias do G7.
Por isso, o redator da Voz da Rússia sugere que se comece desde já a estudar a língua portuguesa em sua versão brasileira. O português, diz, é uma das línguas mais faladas no mundo. E o Brasil, um país gigantesco, que ocupa quase metade do continente sul-americano, consegue, mesmo em época de crise financeira global, atrair um grande número de imigrantes.
Em número de falantes nativos, a língua portuguesa ocupa o sexto lugar no mundo. Uma das preocpupações do Centro Cultural Brasileiro de Moscou, desde 2006 (ano em que surgiu o Centro de Língua e Cultura dos Países Lusófonos), é a promoção ativa da língua portuguesa desde 2006, com o objetivo de transformá-lo num polo de referência internacional para o estudo e ensino do português brasileiro.
Alpem disso, o Centro oferece ao púbico moscovita informações e eventos que retratam as particularidades da cultura brasileira em toda a sua diversidade de mistura étnica e cultural. Organiza palestras sobre história, artes plásticas, estudos religiosos e estudos regionais do país. Ali, o aluno pode ampliar seu conhecimento geral, por exemplo, sobre o Carnaval brasileiro, através de estudos mais aprofundados dos estilos musicais do Brasil: samba, bossa nova, frevo e pagode.
O estudo da cultura brasileira, que é tradicionalmente comparada com a cultura russa, ajuda ao desenvolvimento da capacidade de comunicação intercultural do aluno, sua capacidade de pensar de uma perspetiva comparativa, permitindo uma melhor consciência de sua própria identidade, ajudando-o a desvendar o segredo da "alma brasileira", que já foi definida como sendo "tropicalmente russa".
Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.brazilist.ru
Fonte: rádio Voz da Rússia