China cria grupo empresarial de terras raras no sul do país
Uma importante corporação de produção de terras raras foi formada na Província de Jiangxi, leste da China, a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria.
Publicado 03/04/2013 12:26
A empresa estatal Ganzhou Rare Earth Group Co., Ltd., da cidade de Ganzhou, foi criada através da fusão da sua principal subsidiária Ganzhou Rare Earth Mineral Industry Co., Ltd., e algumas empresas locais de terras raras, incluindo a Longnan Wanbao Rare Earth Co.
As reservas de terras raras médias e pesadas em Ganzhou representam 36% do total do país, que sofreram com a sobreexploração desde o final da década de 1970.
"A partir de agora, Ganzhou aumentará os esforços para facilitar a fusão e reestruturação da indústria de terras raras", disse Liu Jianping, vice-prefeito de Ganzhou.
Como o único explorador em Ganzhou, o grupo será envolvido na mineração, fundição, processamento e comercialização das terras raras.
Em 2012, a receita de vendas da indústria de terras raras de Ganzhou atingiu 34 bilhões de iuanes (US$ 5,44 bilhões), representando um terço das receitas da indústria em todo o país, segundo Ma Rongzhang, secretário-geral da Associação Chinesa da Indústria de Terras Raras.
Como o maior fornecedor de terra rara do mundo, a China abastece mais de 90% da demanda mundial por terras raras, um grupo de 17 elementos químicos usados amplamente em produtos de alta tecnologia que variam de TVs de tela plana até laser e veículos híbridos.
No entanto, o país é responsável por apenas 23% das reservas do mundo, e décadas de exploração excessiva danificaram gravemente o meio ambiente.
Em janeiro, o Ministério da Indústria e Informatização, junto com outras 11 autoridades, disse em uma diretriz que o governo está encorajando a fusão no setor de terras raras e outros setores.
Fonte: Rádio Internacional da China