Líder do Talibã cotado para se candidatar nas eleições afegãs

O presidente afegão, Hamid Karzai, defendeu nesta terça-feira (2) que o principal líder do movimento guerrilheiro islamista Talibã, Mullah Mohammad Omar, se apresente como candidato nas eleições gerais do próximo ano.

Em uma entrevista ao jornal alemão Sueddeutsche Zeitung e citada pelo site Khaama Press, Karzai disse que a Constituição é válida para todos os afegãos e os guerrilheiros deviam ser beneficiados por essa possibilidade.

O chefe de Estado realiza uma visita ao Catar convidado pelo xeque Hamad Bin Khalifah Al-Thani, Emir do país do Golfo Pérsico, onde o Talibã, com a aceitação de Cabul, estabeleceu um escritório de contato com o objetivo de negociar a paz.

Uma grande expectativa foi gerada no país asiático após os pronunciamentos de Karzai quanto a um diálogo em Doha, a capital catariana, com seus principais opositores.

Dessa forma, se converteu no primeiro presidente afegão a oficializar o interesse de se envolver em conversas diretas com o Talibã, ainda que este último tenha negociado com representantes dos Estados Unidos e do Paquistão.

Por esse motivo, Karzai criticou Washington, a quem acusa de se sentar na mesa de diálogo com os opositores pelas costas de Cabul.

Fonte: Prensa Latina