Jussara Cony faz palestra na Lomba do Pinheiro
A vereadora e líder da bancada do PCdoB, Jussara Cony, realizou uma palestra na escola Afonso Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Convidada a falar sobre a história e os desafios das mulheres, Jussara fez um resgate histórico, debatendo o papel da mulher na sociedade.
Publicado 31/03/2013 22:50 | Editado 04/03/2020 17:09
Jussara iniciou sua palestra citando o filósofo Fourier: "o grau de emancipação da mulheres em uma sociedade é o termômetro geral através do qual se mede à emancipação geral". Segundo a vereadora, muitos avanços foram conquistados, mas é preciso ir muito além. "Não buscamos nada além da igualdade, sempre respeitando as diferenças entre homens e mulheres. Não somos inferiores e não buscamos sermos superiores. Queremos, sim, igualdade de direito, cultural, familiar, divisão de tarefas, igualdade salarial e muito mais", disse.
Para Jussara Cony, a Câmara de Porto Alegre já deu um grande salto na atual legislatura. "Há 30 anos, quando me elegi pela primeira vez vereadora de Porto Alegre, éramos apenas quatro mulheres. Hoje, somos oito. Dobramos a bancada. Mas ainda é pouco se considerarmos que são 36 vereadores eleitos e que somos mais da metade da população", explicou.
Entre as pautas tratadas pela vereadora estava, também, as mulheres chefes de família. Hoje, a proporção de famílias chefiadas por mulheres, segundo critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cresceu mais do que quatro vezes nos últimos dez anos. "Essas mulheres estão ocupando um espaço no mercado de trabalho e merecem igualdade salarial e respeito. Já demos passos importantes, como a conquista do direito ao voto há 81 anos e a eleição da primeira mulher presidente do Brasil. Que isso nos sirva de exemplo para a luta que temos pela frente", finalizou.
Para o Vermelho,
Flavia Lima Moreira