Chilenos anunciam marcha por educação gratuita e de qualidade  

Estudantes secundaristas e de universidades privadas no Chile marcharão na próxima quinta-feira (28) para exporem , novamente, nas ruas as demandas do movimento estudantil, entre elas o fim do lucro na educação.

Movimento estudantil Chile

A manifestação foi convocada nesta segunda-feira (25) pela Assembleia Coordenadora dos Estudantes Secundaristas (ACES) e o Movimento dos Estudantes de Instituições Privadas (Mesup). 

Leia também:
Chile: 42 escolas públicas deverão parar de funcionar

Os dirigentes esperam que cerca de cinco mil estudantes participem da manifestação, que partirá da Universidade de Santiago e avançará pela rua Alameda. “Temos demandas compartilhadas com os universitários, como a educação gratuita e o fim do lucro”, disse a porta-voz da Assembleia, Eloísa González ao fazer a convocatória. 

A jovem manifestou, além disso, o pedido dos estudantes secundaristas para a gratuidade da passagem escolar e a necessidade de que o Estado garanta o ensino dos alunos do centros de educação superior privados, para evitar situações como a existente com a Universidade del Mar, que se envolveu em um escândalo visando o lucro e foi fechada, situação que afetou cerca de 18 mil estudantes. 

Fonte: Prensa Latina