Em nota, PCdoB apoia a criação da Universidade Federal do Seridó

No último dia 18 de março, o presidente estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e o membro do comitê estadual do Partido, Canindé de França, participaram de audiência pública que discutiu a criação da Universidade Federal do Seridó. Na oportunidade fizeram a entrega de uma nota de apoio do Partido Comunista ao projeto.

O PCdoB, que tem, ao longo da sua história, uma identificação com a defesa da universidade pública e gratuita, coloca-se como “partícipe desta luta para que o Povo Seridoense conquiste seus objetivos e consolide a presença da Universidade Federal do Seridó como garantia do acesso ao conhecimento científico, ao desenvolvimento sustentável e integrado, bem como pela promoção da inclusão social e educacional”, afirma o Partido em documento.

O projeto, que está nos primeiros passos de sua construção, deverá ser elaborado dentro de 30 dias, com o apoio da UFRN, e entregue à presidenta Dilma Roussef e ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quando os dois vierem ao RN, no próximo mês.

Nota do PCdoB/RN
 

Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Comitê Estadual do Rio Grande do Norte

Neste momento em que os Seridoenses lutam pela conquista da UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ, o Partido Comunista do Brasil no Rio Grande do Norte (PCdoB/RN), de larga tradição em defesa da universidade pública e gratuita, e comprometido que é com o desenvolvimento e a educação, se solidariza com essa luta empreendida por toda região, através do povo e de seus segmentos organizados.

A chegada da UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ passa pelo credenciamento de novos cursos, aumento do número de vagas, consolidação de estruturas físicas e administrativas, qualificação de professores e pelo fomento a inteligência da juventude seridoense.

Nosso desejo, como partícipe desta luta, é que o Povo Seridoense conquiste seus objetivos e consolide a presença da UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ, como garantia do acesso ao conhecimento científico, ao desenvolvimento sustentável e integrado, bem como pela promoção da inclusão social e educacional.

A reivindicação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ tem natureza republicana, pois sendo implantada, efetiva um dos fundamentos constitucionais da República, que é reduzir as desigualdades sociais e regionais.

A tradição empreendedora e educacional que marca a trajetória da construção e do desenvolvimento dos valores, da história e da cultura da região do Seridó, são credenciais destacadas que justificam a criação e instalação da UNIVERSADE FEDERAL DO SERIDÓ.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ é sinônimo de desenvolvimento, prosperidade, expressão de cidadania da região e do Rio Grande do Norte.

Natal/RN, 18 de março de 2013.

 

Antenor Roberto Soares de Medeiros
Presidente do Comitê Estadual PCdoB/RN