Bancada baiana cobra agilidade na manutenção de estradas

Uma audiência articulada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) – coordenador da Bancada da Bahia na Câmara -, discutiu nesta quarta-feira (13), em Brasília, a situação das obras de ampliação e manutenção de estradas baianas, além da entrega da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Os deputados baianos foram recebidos pelo ministro Paulo Sérgio, do Transporte.

O encontro, que contou com a presença dos senadores João Durval (PDT) e Lídice da Mata (PSB), tratou as ações previstas, pelo Ministério, em fase de execução ou planejamento, no interior do estado da Bahia. Os parlamentares cobraram agilidade na execução das obras de ampliação e reforma das estradas federais baianas.

Entre os projetos citados está a duplicação da BR 101, as passagens urbanas desta mesma rodovia na cidade Santo Antônio de Jesus. No caso da BR 116, a obra é na altura dos municípios de Jequié, e na BR 242, no município de Barreiras. Os projetos já estão em andamento, com recursos do PAC.

Os deputados aproveitaram a oportunidade para cobrar o início das obras de asfaltamento da BR 235, que liga a divisa de Sergipe à divisa do Piauí, passando por Juazeiro, Uauá. Segundo o deputado Daniel Almeida, o ministro garantiu o início das obras à partir de abril, e a licitação da segunda etapa, que passa por Campo Alegre de Lourdes, ainda este semestre.

Ferrovia

Os parlamentares cobraram agilidade na liberação do terceiro lote da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Duas fases estão em execução simultânea. A terceira fase aguarda liberação do ministério.

A ferrovia permitirá a dinamização na saída da produção para outros polos no País, por intermédio da conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Serão 1.527 quilômetros de extensão, dos quais aproximadamente 1,1 mil quilômetros na Bahia, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões.

Informações da assessoria de imprensa