Presidentes da Autoridade Palestina e da Rússia reiteram amizade
O presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas sugeriu, nesta quinta-feira (14), que se tomem medidas preparatórias para alcançar parcerias estratégicas com a Rússia, inclusive política e econômica, que criarão oportunidades para o lançamento de investimentos conjuntos em novas áreas.
Publicado 14/03/2013 11:19
Abbas recebeu a Ordem da Amizade do presidente da Rússia, Vladmir Putin, em Moscou, como forma da admiração russa aos seus esforços por alcançar a paz e por suas relações de cooperação e amizade entre a Palestina e a Rússia.
Ele também elogiou a evolução da amizade histórica entre ambos os países, e disse que os palestinos esperam desenvolver relações que beneficiem os dois povos.
O presidente palestino também expressou orgulho e gratidão por receber a homenagem russa, e disse considera-la um gesto de apreciação para os palestinos.
Abbas disse estar esperançoso de que a paz prevalecerá na Palestina, no final de 2013, e que a Palestina ganhará a sua independência nas terras de 1967 (ou seja, com as fronteiras que tinha antes da invasão e ocupação israelense), que viverá em estabilidade, segurança e com uma boa vizinhança, lado a lado com Israel.
O representante da Palestina também visitou o monumento ao Soldado Desconhecido em Moscou e prestou homenagem, acompanhado de oficiais da Autoridade Palestina.
Putin já havia visitado a Cisjordânia em 2012, quando elogiou Abbas por sua postura “responsável” nas negociações para a solução do conflito entre Palestina e Israel, e disse que seu país não tinha qualquer problema em reconhecer um Estado da Palestina.
Com Wafa,
Da Redação do Vermelho