Maduro assume oficialmente como “presidente encarregado”
Depois da realização das cerimônias fúnebres de Estado do líder venezuelano Hugo Chávez, o vice-presidente executivo Nicolás Maduro será empossado como “presidente encarregado” da Venezuela. Foi o que informou nesta quinta-feira (7) o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, que explicou que Maduro convocará eleições para os próximos 30 dias.
Publicado 08/03/2013 06:41
Durante uma sessão do Parlamento que se realizará nesta sexta (8) no salão de honra da Academia Militar de Fuerte Tiuna, se fará a investidura temporária de Nicolás Maduro, segundo o previsto no artigo 233 da Constituição da República Bolivariana da Venezuela, assinalou Cabello.
Segundo ele, quando se produz a falta absoluta do presidente da República durante os primeiros quatro anos do período constitucional, se procederá a uma nova eleição universal e direta dentro dos trinta dias consecutivos seguintes. Enquanto se elege e toma posse o novo presidente, o vice-presidente executivo se encarregará da Presidência.
Cabello disse ainda que o presidente da Assembleia Nacional só assumiria, segundo a Constituição, caso a vacância absoluta tivesse ocorrido antes da posse do presidente.
Com informações da Agência Venezuelana de Notícias