Secretário defende trabalhador com deficiência no mercado
Atuando como titular da recém-criada pasta da Secretaria de Relações do Trabalho do município de Americana, o comunista Antonio José dos Santos Filho, o Tonhão, estuda a implantação na cidade do programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).
Publicado 04/03/2013 11:46 | Editado 04/03/2020 17:16
As declarações de Tonhão foram dadas durante a participação dele na última quinta-feira, 27 de fevereiro, no I° Fórum de Discussão sobre Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho. O evento foi realizado em Campinas pelo Ministério Público do Trabalho local em parceria com o Ministério do Trabalho e o Instituto de Economia da Unicamp.
Entre os temas discutidos esteve o cenário atual da população de pessoas com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho brasileiro, qualificação e reabilitação das pessoas com deficiência e dignidade e inclusão por intermédio do trabalho.
De acordo com Renata Coelho Vieira, procuradora do Trabalho em Campinas, os direitos das pessoas com deficiência evoluíram mas o processo é ainda lento. “Na atual sociedade, ainda não chegamos ao ideal. Devemos olhar a pessoa com deficiência e tratá-la de forma que não vemos a deficiência, e sim suas habilidades".
Antônio José defendeu que é preciso que se cumpra as leis para impedir as situações constrangedoras porque passam as pessoas com deficiência.
"Da Constituição de 1988 até os dias de hoje, temos uma série de leis de não discriminação e proteção dos direitos das pessoas com deficiência, entre eles, assistência social, educação especial, inserção no trabalho, lei de cotas, que garante quantidade mínima de pessoas no mercado de trabalho", disse.
Além da secretaria comandado por Tonhão, o PCdoB municipal participa da administração com mais três camaradas no primeiro escalão governamental.
De São Paulo, Railídia Carvalho com informações da Secretaria de Relações do Trabalho – Prefeitura de Americana