Saúde da Família na Bahia recebe reforço de 572 novos médicos
A atenção básica de saúde no estado ganhou um reforço de 572 médicos, que começaram suas atividades nesta segunda-feira (04/03), em evento realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Além da capital, os profissionais ampliam a oferta de serviços em mais 192 cidades. O objetivo é melhorar as ações na área de saúde da família. Por meio desse atendimento, os pacientes podem realizar exames de prevenção, desafogando os hospitais.
Publicado 04/03/2013 18:38 | Editado 04/03/2020 16:17
Os selecionados fazem parte da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais e municipais. Eles atendem nas áreas de vulnerabilidade social e na zona rural. “O programa é muito bem-vindo, porque amplia a oferta de médicos, principalmente no interior. Além de melhorar a saúde pública nos municípios, ajuda na formação médica”, afirmou o governador Jaques Wagner.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, Salvador foi contemplado com o maior número de médicos (96), dobrando a cobertura de atendimento nos postos de saúde da família. Ele disse que os médicos contratados farão curso de especialização em saúde da família oferecido por universidades públicas, com supervisão regular, e terão uma bonificação de 10% para prova de residência médica no final deste ano.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências