Fernando Haddad: união da base fez a diferença nestes 10 anos
Em entrevista à Rádio Vermelho, durante ato comemorativo pelos dez anos de governos populares e democráticos no Brasil, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, falou sobre a nova cara do Brasil, sobre os avanços conquistados graças a uma coalizão progressista e popular e sobre o protagonismo do povo na conjuntura atual.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 28/02/2013 10:21
Segundo Haddad, o Brasil encontra-se em outro patamar, não só porque pôs em prática ações que mudaram a cara do país, mas também porque se torna exemplo, a partir de políticas públicas, para outros países. “Esse governo de coalizão irradiou, por exemplo, programas para a América Latina. Ou seja, muitos governos latino-americanos, com altas taxas de aprovação, se inspiraram na experiência brasileira”, pontuou o prefeito.
Veja também:
Inácio: após 10 anos, Brasil computa avanços extraordinários
Dilma: Sem base aliada, sem a sociedade, não faríamos a diferença
Ele ainda falou sobre os desafios que o Brasil possui e destacou que o grupo criado em 2002, que vem construindo esse novo Brasil, ainda não está satisfeito e quer mais pelo país.
“Entendemos que a sociedade já absorveu as conquistas e já coloca para o governo Dilma novos desafios. Os partidos desta coalizão já estão preparados para traçar propostas que deem conta das novas demandas do povo brasileiro. Ou seja, precisamos ter em mente que a cada ciclo é preciso mostrar capacidade e criatividade para realizar as mudanças esperadas pelo povo”, sinalizou Haddad.
Outra questão central, apontada por Haddad, para explicar as mudanças empreendidas no Brasil, é a participação dos movimentos sociais, o poder de intervenção que a sociedade civil possui nestes tempos.
“O sucesso dessa base, que compôs o governo Lula e agora constrói o governo Dilma, está no apoio dos movimentos sociais e do movimento sindical, está na confiança que o brasileiro deposita na nossa proposta. Esse apoio torna-se fundamental para que o nosso governo avance nas mudanças e coloque o Brasil em um novo ciclo de desenvolvimento.”
Ouça aqui a declaração do prefeito de São Paulo à Rádio Vermelho: