Centro de Saúde da Ceilândia é reformado

Os pacientes do Centro de Saúde nº 9 de Ceilândia ganharam estrutura totalmente renovada. No local, que recebe cerca de 4 mil pessoas por mês, foram investidos R$ 900 mil na recuperação completa de tetos, pisos, banheiros, ampliação das salas de odontologia, manutenção da rede elétrica e hidráulica, e informatização de 100% dos serviços.

Para garantir acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, as instalações foram adaptadas com rampas. Na manhã desta quarta-feira , o governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, visitou o novo espaço para conferir as benfeitorias.

"Este é o 27º centro de saúde completamente restaurado no DF. Além de todos os reparos, ampliamos a área odontológica – que possui, agora, três cadeiras para atendimento e uma sala reservada para cirurgia – e transferimos a farmácia para um local maior", ressaltou o governador.

A unidade também passou a contar com salas de estratégia do Saúde da Família, onde ficam as duas equipes do programa. "Em breve, mais uma equipe começará a atuar aqui", garantiu Agnelo Queiroz. Na nova estrutura – com 840m² de área construída – ainda há auditório e espaços para acolhimento, assistência social, vigilância epidemiológica e vacinação. Para a informatização dos serviços, o Centro de Saúde nº 9 de Ceilândia recebeu 20 computadores. Ao todo, cerca de 90 profissionais da Saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, atuam nas especialidades de ginecologia, clínica médica, pediatria e nutrição.

Melhorias

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, essa ação faz parte do esforço concentrado do governo para recuperar toda a rede. "Temos um grande número de obras em vários hospitais e vamos continuar esse trabalho de revitalização e construção de novas unidades, além de entregarmos equipamentos modernos, com o objetivo de facilitar o acesso da população ao atendimento", afirmou.

O trabalho de humanização também ajudou no atendimento, dando atenção e acolhimento ao paciente mesmo sem o agendamento. "As equipes foram orientadas a receber as pessoas sem consulta marcada para dialogar com elas. Dependendo do caso, elas poderão ser encaixadas no mesmo dia ou o mais rápido possível", explicou a gerente do Centro de Saúde nº 9 de Ceilândia, Solange da Silva.

"Sempre procurei serviços médicos aqui para mim e para as minhas duas filhas. Assim está bem melhor. Acredito que essa reforma vai trazer muitos benefícios para os pacientes, que terão acesso a uma infraestrutura completa", avalia a garçonete Edilene Moreira de Souza, 40 anos, moradora do Setor Habitacional Pôr do Sol.

Ações em andamento

Além do Centro de Saúde nº 9, outros quatro já foram reformados em Ceilândia: na QNN 15, QNM 15, QNO 10 e na EQNP 10/14. O nº 10, localizado na QNN 12, está quase pronto para ser entregue, e as unidades que funcionam na QNM 16 e EQNP 13/17 estão em fase de licitação. A previsão é que outras unidades também recebam revitalização completa ainda este ano. Entre elas, as da QNN 16, Expansão do Setor O e QNQ 3.

Em Ceilândia também será construído um Complexo de Saúde, no local onde funcionava o Ceilambódromo, entre os setores P Sul e P Norte. O espaço reunirá uma Clínica da Família, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Além disso, o número de leitos da Unidade Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) aumentou de seis para 10, e o Banco de Leite passará por revitalização em breve.

Serviço

Centro de Saúde nº 9
QNP 28/32. Informações: (61) 3376-1346 ou 3376-7369.
Horário de Atendimento: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.