PIB equatoriano cresceu 5,01% em 2012 

"Crescer 5,01% é fabuloso, demonstra a boa saúde da economia nacional", afirmou nesta terça-feira (26) o presidente do Banco Central do Equador (BCE), Diego Martínez.

Cifras preliminares indicam uma subida desses pontos percentuais no Produto Interno Bruto (PIB), superior a medida regional de 3,4% em um ano de desaceleração do crescimento sul-americano. 


Leia também:
Equador: forças progressistas avançam no rumo correto


Explicou o presidente do BCE que é muito difícil para o Equador manter cifras de incremento similares as de 2011 (7,78%), pois sua produção principal não é manufaturada.

Destacou que não é habitual passa do vaivém do mercado internacional, se a produção não aponta para o conhecimento e a tecnologia e destacou que essa necessidade motiva a mudança de matriz produtiva, novo eixo do governo que “permitirá separar-se da tendência mundial”.

O ministro da Economia e Finanças, Patricio Rivera, ressaltou que “antes o crescimento era torpemente concebido, colocando o capital dobre o ser humano” e lembrou que outros governos preferiam reportá-lo para base de reduzir a inflação e acesso ao trabalho pleno.

“No Equador temos um modelo inclusivo”, disse Rivera, ao explicar o novo esquema econômico do país e citou cifras de aumento do trabalho satisfatório, 55,13% da População Economicamente Ativa (PEA).

Este crescimento, disse, pela primeira vez supera o subemprego (39,82%) que decresce como o desemprego (5,04%).

O gerente do BCE referiu que o país, em investimento público, ocupa o primeiro lugar na região e os gastos de capital representam 10,28% do PIB, enquanto na média a região destina 4,3% do PIB para o investimento estatal.

Fonte: Prensa Latina 
Tradução da redação do Vermelho