Começou o cadastramento biométrico de eleitores do DF

Segunda-feira, dia 25, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) começou a fazer o cadastramento biométrico de 1,8 milhão de eleitores. Quem não comparecer aos cartórios eleitorais até o dia 31 de março de 2014, terá o título eleitoral cancelado.

O atendimento pode ser agendado junto ao TRE, pelo site www.tre-df.jus.br ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. No dia agendado, os eleitores devem comparecer a um cartório, com a documentação necessária para realizar o processo de recadastramento, que inclui a coleta de digitais.

Segurança

Segundo o TRE, muitas conversas antecederam a decisão de mudar o sistema de votação, no entanto, o processo minimizará a possibilidade de fraude. Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, na biometria, o processo de identificação deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido com o banco de dados disponível.

Nas eleições de 2010, 1.136.140 eleitores cadastrados votaram em urnas eletrônicas com leitor de identificação biométrica. Em 2012, mais de 7,7 milhões de eleitores votaram utilizando a nova tecnologia de identificação de dados. Com o sistema, o Brasil poderá criar o maior banco de dados de imagens de impressão digital do mundo.