PCCh debate avanço pacífico nos dois lados do Estreito de Taiwan
O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, destacou nesta segunda-feira (25) as responsabilidades da nova liderança do Partido no processo de impulsionamento do desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan e de promoção da reunificação pacífica dos dois lados.
Publicado 25/02/2013 12:22
Xi Jinping se reuniu esta manhã, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, com uma comitiva de Taiwan, chefiada pelo presidente do Partido Kuomintang, Lien Chan. Ele disse que, nos últimos anos, o relacionamento entre os dois lados do Estreito de Taiwan tem obtido grandes avanços, salvaguardando assim a paz da região e aumentando os benefícios aos compatriotas, o que corresponde à vontade comum de todos os chineses e ao interesse conjunto da nação chinesa.
Xi Jinping salientou que olhando para o futuro os dois lados terão maior capacidade para promover o desenvolvimento pacífico das relações. Segundo ele, no relacionamento através do Estreito, há problemas históricos e há novos desafios a enfrentar. Os dois lados devem, por isso, dedicar tempo, paciência e esforços conjuntos para resolvê-los.
Lien Chan disse que a "vontade comum do desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan" tem sido concretizada passo a passo com o apoio do povo através do Estreito. Para ele, esse é o caminho correto que não deve ser nem será invertido. Ele espera aprofundar ainda mais as relações entre os dois lados do Estreito.
12ª Assembleia Popular
Ao mesmo tempo, em Pequim, o Comitê Permanente da 11ª Assembleia Popular Nacional (APN) realizou uma reunião para aprovar o relatório sobre a qualificação dos representantes que vão participar da sessão plenária da 12ª APN a ser realizada no início do próximo mês.
A reunião desta segunda avaliou que o processo eleitoral dos representantes correspondeu às exigências das leis e todos os 2987 representantes eleitos em todo o país são qualificados.
Fonte: Rádio Internacional da China