Sem categoria

Comissão Sindical debate participação dos comunistas na CTB

No último dia 20,ocorreu na sede do Comitê Central em São Paulo, a 4ª reunião da Comissão Sindical Nacional do PCdoB. Estiveram presentes membros da comissão e convidados. Coordenada pelo secretário sindical nacional, Nivaldo Santana, a instância teve como pauta a futura participação dos comunistas na gestão da CTB para o período 2013-2018. 

grito de alerta

De acordo com nota publicada pela Comissão, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, apresentou relatório de trabalho realizado pelo grupo. Além disso, foi discutido a participação dos comunistas na Central.

Wagner caracterizou a proposta de participação "como equilibrada, capaz de continuar desenvolvendo os esforços pela expansão e consolidação da CTB. Apesar disso, não a colocou como definitiva, situação que se consolidará apenas no 3º congresso, a ser realizaado de 22 a 24 de agosto, em São Paulo. Ajustes e diálogos continuaremos fazendo” finalizou Wagner.

A CTB nos estados

O secretário Sindical Nacional do PCdoB, Nilvado Santana destacou que “no sistema de direção da CTB nacional, as estaduais são fundamentais e estratégicas para uma efetiva consolidação e o necessário protagonismo classista no sindicalismo brasileiro. Por isso, para o próximo período,fortalecer a CTB nos estados deve ser a principal diretriz a ser alcançada”.

Ele também reforçou especial atenção a ser dada aos quadros eleitos para essas regionais. Destaca que é a partir de sindicatos âncora que elas devem sustentar-se. Deve-se fazer um esforço para que esses sindicatos possibilitem disponibilizar os eleitos, sobretudo seus presidentes ou presidentas.

 O presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo, ainda informou que "a CTB, ao longo de seus cinco anos de existência, acumulou força e perspectiva para disputar a hegemonia entre o sindicalismo brasileiro. Esse fato também explica o clima de tranquilidade e unidade sobre o qual esse debate tem sido realizado".

Agenda

Ao final, Nivaldo Santana convocou uma reunião da fração do PCdoB na CTB para as 19 horas do próximo dia 21 de março em São Paulo para apresentar e debater com este coletivo, a participação dos comunistas na Central.

Joanne Mota
Com informações da Secretária Sindical do PCdoB