Nota: DCE da UVA defende mudança no estatuto da Universidade
Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) convoca alunos, professores e toda a que compõe a entidade para lutar por uma mudança no estatuto da Universidade. Segundo o movimento dos estudantes, “o processo para escolha do novo Reitor foi feito de maneira antidemocrática”. No documento, o DCE defende a mudança do artigo 45 do estatuto, que trata das eleições para Reitor da Universidade.
Publicado 20/02/2013 10:43 | Editado 04/03/2020 16:28
Leia a seguir a íntegra da nota:
Sem democracia não dá!
Durante longos anos a UVA vem sendo governada como se fosse “pequenos feudos” onde os senhores mandam e desmandam à revelia da comunidade acadêmica, e a cada dia a situação piora. No ano de 2013, mais uma vez, o processo para escolha do novo Reitor foi feito de maneira antidemocrática e conseguiram chegar ao extremo: a Reitoria decretou “recesso” e trancou os portões da Universidade no dia da reunião do colegiado que elegeu o novo reitor, com o objetivo de cercear o direito de manifestação dos estudantes. Portanto, o processo ocorreu às escuras sem a participação da maioria dos estudantes e professores.
Como se não bastasse, o eleito para dirigir os destinos dos investimentos da nossa Universidade é um representante dos INSTITUTOS PRIVADOS e que vem aos poucos privatizando a nossa instituição.
Diante disso, nós, do Diretório Central dos Estudantes, repudiamos a forma autoritária que a Reitoria vem conduzindo todo esse processo. Nós, estudantes, devemos permanecer mobilizados e prezar pela unidade do movimento estudantil.
Nesse sentido, queremos convocar todos os estudantes, os CAs, os professores, o sindicato dos docentes e todos os demais que queiram aderir à luta, para conseguirmos mudar o ESTATUTO no seu artigo 45, que trata das eleições para reitor da NOSSA UNIVERSIDADE.
Desde já, convocamos todos os que vivem essa universidade para unir-se a nossa grande campanha: EU QUERO MUDAR O ESTATUTO!
Fonte: DCE da UVA
Leia também:
Sobral: DCE da UVA defende voto direto em eleição de Reitor