Bancários da Bahia aderem ao ato contra redução de salário no BB
Trabalhadores do Banco do Brasil realizaram uma série de protestos na frente das agências para protestar contra a redução dos salários de cerca de 65 mil trabalhadores que atuam como comissionados. Em Salvador, os manifestantes ocuparam as agências Cidade Alta, Piedade e Estilo.
Publicado 20/02/2013 17:02
Manifestação dos bancários em Salvador / foto: divulgação
Também ocuparam o prédio da Superintendência|GECOI|Gepes, Ajure, Audit, Gerat. A redução de salário integraria um plano de funções comissionadas, que reduz de 8h para 6h o período de trabalho, diário.
"A redução da carga horária é uma reivindicação antiga desses bancários. Mas, a ideia era reduzir somente o horário e não os salário também. O banco tomou essa decisão de forma arbitrária e autoritária, sem consultar a comissão de funcionários da empresa", explicou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, :Euclides Fagundes Neves.
Ele lembrou que o BB sempre foi uma instituição que tem tradição de respeito. "Mas últimamente está tendo esse comportamento. na sexta, vamos nos reunir com o Comando Nacional dos Bancários para definir próximos passos da mobilização", disse Neves.
Em todo o país, em torno de 65 mil funcionários foram atingidos com a nova medida, sendo 22 mil nas funções gratificadas. Estes, se migrarem para o plano, terão redução salarial de 16,25%.
O Banco do Brasil foi procurado mas não retornou até o fechamento desta matéria.
Deborah Moreira
Da redação do Vermelho