Reconhecimento de mandatos cassados é "Justiça Histórica"
Para Flávio Dino, devolução simbólica dos mandatos cassados pela ditadura em 1964 é demonstração de consolidação da democracia brasileira. Três ex-parlamentares tiveram seus diplomas devolvidos pela Assembleia Legislativa, entre eles, Sálvio Dino, pai de Flávio.
Publicado 19/02/2013 10:22 | Editado 04/03/2020 16:47
Prestando homenagem aos deputados estaduais cassados no período de Ditadura Militar, a Assembleia Legislativa devolveu os mandatos de três ex-parlamentares maranhenses: Sálvio Dino, Benedito Buzar e Kleber Leite (em memória). O presidente da Embratur, Flávio Dino, esteve presente na solenidade e destacou a importância histórica do momento em que a Casa Legislativa reconhece a vitória dos ideais democráticos.
“Com este gesto, a Assembleia Legislativa abre uma reflexão importante para nosso estado. Aponta que é preciso revisitar o passado para projetar um futuro melhor, aprendendo com os erros cometidos e, desta forma, ajudando o Maranhão a crescer democraticamente, com vistas ao combate à exploração, a todo tipo de repressão,” avaliou Flávio Dino.
O presidente da Embratur disse ainda que o reconhecimento da Assembleia Legislativa aos deputados perseguidos pela ditadura militar é um passo importante na consolidação da democracia no Maranhão, que passa a reconhecer a luta pelos direitos civis acontecidas ao longo do século XX, mas cerceada por um regime de exceção.
“Este é um momento de celebração de Justiça Histórica. Este ato representa que, 49 anos depois, aquele conjunto de ideias que eles defendiam, de defesa das liberdades, de civismo e democracia, saíram vencedoras. Este é apenas o reconhecimento da vitória da democracia sobre o medo. Fico muito feliz de ver que meu pai pôde, aos 81 anos, ter seu mandato devolvido” enfatizou.
Os homenageados sugeriram que a Assembleia Legislativa continue com os debates acerca dos cerceamentos de liberdade ocorridos ao longo da história do estado e se colocaram à disposição para dar seus depoimentos sobre as vivências da época do regime ditatorial. O presidente da Casa, Arnaldo Melo, aceitou a sugestão dos homenageados.
“Éramos jovens, cheios de civismo e idealismo, lutando para diminuir as desigualdades do nosso estado. Este é um momento importante para que honremos a nossa história de lutas, voltado para a grandeza deste estado,” refletiu Sálvio Dino, um dos homenageados da solenidade.
Entre os membros do PCdoB do Maranhão presentes na solenidade, estavam também o deputado estadual Rubens Pereira Júnior; o secretário de municipal de Comunicação, Márcio Jerry; o secretário de Habitação, Geraldo Castro; e o vereador Professor Lisboa (PCdoB).