Museu dos Correios oferece alternativa cultural durante Carnaval

O Museu Nacional dos Correios em Brasília funciona em horário especial durante todo o Carnaval e é uma opção para diversão na capital do país. As visitas estão liberadas das 12h às 18h, inclusive nesta segunda-feira (11), dia da semana em que, normalmente, o museu não abre. Na Quarta-feira de Cinzas, o Museu abrirá das 12h às 19h. O acesso é fácil, a programação é livre para todos os públicos e a entrada é gratuita.

Museu dos Correios oferece alternativa cultural durante Carnaval - Correios

Três exposições estão em cartaz, entre elas a badalada Da Vincis do Povo, do artista chinês radicado em Nova Iorque Chai Guo-Qiang, realizada simultaneamente no Museu Nacional dos Correios e no Centro Cultural Banco do Brasil. Trata-se de sua primeira mostra individual no Brasil. Após a passagem por Brasília, as obras seguem para São Paulo (abril) e Rio de Janeiro (julho).

No museu, estão as telas com desenhos produzidos a partir da explosão de pólvora e projeções audiovisuais com a retrospectiva da carreira de Guo-Qiang, que traz no currículo a direção de efeitos visuais e especiais das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Além disso, um disco voador instalado no terraço do edifício de sete andares ilumina as noites do Setor Comercial Sul, na área central de Brasília.

Outra atração é a mostra Orisun Asa: celeiro de brasilidade, sobre a representação do negro na filatelia brasileira, desde o primeiro selo relativo à abolição da escravidão, lançado em 1900, até as recentes emissões do fim do século 20 e início do 21. A presença do negro nas emissões postais brasileiras acompanha as dinâmicas históricas desse último século e meio, em um retrato de como o Brasil vem se defrontando com as questões sociais suscitadas pela escravidão e sua herança.

O público pode conferir, ainda, a exposição Correios: um diálogo com Vilém Flusser, que mergulha no universo operacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para revelar como ela funciona, desde a captação até a entrega de cartas e encomendas. A partir daí, propõe uma reflexão sobre o papel da comunicação intermediada pelos Correios.

Serviço:

Museu Nacional dos Correios
Endereço: Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, nº 256, ed. Apolo, Asa Sul, Brasília – DF
Entrada: franca.
Classificação: livre